Periodontia

 

Especialidade da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso ao redor). Alteracoes patológicas do periodonto são chamadas de doenças peiordontais e são maior causa de perda de dentes em adultos, afetando três em cada quatro pessoas em algum momento da vida alguns exemplos dessas alterações são a placa bacteriana, gengivite e periodontite e elas influenciam diretamente o paciente causando:

 

O que é doença periodontal?

O periodonto é o conjunto de tecidos que sustentam o dente (gengiva, ossos e fibras que ligam a raiz do dente ao osso).
Os restos alimentares depositam-se no sulco da gengiva e são colonizados por bactérias preexistentes na boca, causando uma inflamação no local;  esta inflamação causa destruição dos tecidos em volta do dente.
Com o avanço da doença, há um deslocamento da gengiva em contato com os dentes, originando as bolsas periodontais. Estas facilitam ainda mais o acúmulo de placa bacteriana, acarretando uma destruição dos tecidos de sustentação dos dentes. Se o tratamento não for instituído a doença progredirá até a perda do dente.

• Gengivite
A DOENÇA PERlODONTAL acomete os tecidos em torno dos dentes e quase sempre é indolor. Tem como agente causador a placa bacteriana, que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco gengival (ONDE VOCÊ SEMPRE DEVE PASSAR O FIO DENTAL). Estas bactérias depositam produtos tóxicos que agridem a gengiva e a inflamam, podendo levar a bolsa periodontal.


A BOLSA PERIODONTAL é o sulco gengival, patologicamente aprofundado, e de muita importância clínica.


A GENGIVITE tem como aspecto clínico de doença: Gengiva vermelha e inchada, sangramento espontâneo ou provocado ao leve toque, gengiva brilhante e contorno gengival irregular.


Quando detectada a tempo, é reversível.


• Gengiva Normal
Tem o aspecto clínico com coloração que vai do róseo pálido para o róseo coral, com contornos regulares, consistente, resiliente e aderida ao osso adjacente. Tem textura superficial, semelhante a uma "casca de laranja", pontilhada (que diminue quando a gengiva está doente).

Gengivas com Manchas Escuras: São pigmentações fisiológicas de melanina, que estão presentes em todos os indivíduos normais, mas em quantidades maiores em pessoas da raça negra e quase ausentes em albinos

.
• Cálculos ou Tártaros
São restos de alimentos e placas bacterianas que se calcificam, podendo estar localizados na superfície dentária ou no sulco gengival. Causam mal hálito e inflamações gengivais. A remoção não ocorre com escova, fio dental ou com bochechos. Ela só é possível, através da ação de seu cirurgião-dentista e/ou periodontista.

Qual o tratamento da doença periodontal?

Consiste em remoção periódica da placa bacteriana e do tártaro que causam a inflamação.
Como posso saber se tenho a doença periodontal?
Os sinais são:

 

Existem medicamentos indicados para o tratamento?

Não é possível o tratamento somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana uma vez aderida ao dente tem que ser removida somente com auxilio do dentista

É possível prevenir esta doença?

A melhor maneira de prevenção da doença periodontal e perda dos dentes são por meio de escovação, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista para avaliações periódicas.

Você sabia:
Em estudo publicado no "Journal of Periodontology" em novembro de 2001, pesquisadores demonstraram que em pessoas diabéticas, a periodontite pode afetar o controle da glicemia.

Além disso, a doença periodontal parece ser um fator de risco em pacientes gestantes, que podem ficar mais propensas a parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso. Especialistas ainda estão terminando estudos que visam comprovar a relação da doença periodontal com derrames cerebrais, doenças cardíacas e respiratórias.