Os terceiros molares conhecidos como "dentes do siso", normalmente erupcionam entre os 17 e 25 anos de idade, ou seja, são os últimos a aparecerem na boca.
Um terceiro molar erupcionado parcialmente pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos, irritação local, dor, edema e até mesmo o aparecimento da cárie dental (figura), já que a higienização se torna difícil na região.
Quando o terceiro molar fica totalmente incluso (dentro do osso), pode produzir reabsorção do dente vizinho, transtornos dolorosos e até degenerações (lesões císticas).
A extração do terceiro molar está indicada quando ele está mal posicionado, não há espaço suficiente na arcada, nos quadros de dor e quando a erupção não se completa.
Para que a cirurgia tenha um pós-operatório tranqüilo e sem grandes desconfortos para o paciente, existem medicamentos adequados que são prescritas pelo Cirurgião Dentista. Atualmente, pode-se fazer aplicações de LASER para diminuir a sintomatologia pós-operatória e acelerar a cicatrização.
Para tornar a cirurgia o menos traumática possível para o paciente, pode ser utilizada sedação por óxido nitroso.