Sua utilização é importante na remoção de resíduos alimentares e placa bacteriana que a escova dental não consegue retirar.
É indispensável a sua utilização por adultos e crianças pelo menos uma vez ao dia. Preferencialmente antes de dormir. Poderão ocorrer alguns sangramentos nas primeiras utilizações, porém deve-se persistir no uso até que este sangramento pare. Caso persista o sangramento, procure o seu cirurgião-dentista.
Técnica da utilização do fio dental Corte aproximadamente 30 a 35 cm de fio dental e enrole-o nos dedos médios das mãos. A porção central irá ser deslizada suavemente para o interior do sulco gengival com a ajuda dos polegares e indicadores.
O fio dental deve abraçar a supefície de cada dente, movimente-o verticalmente para remover a placa bacteriana e resíduos de alimentos. Para utilização do fio dental na arcada inferior, você deve enrolá-lo nos dois dedos indicadores.
A halitose, também conhecida como mau hálito,mau odor,fetor ex ore, entre outros,afeta 85% da população alterando o comportamento social e psicológico do indivíduo.
A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que se forma principalmente na parte posterior da língua composta por restos de alimentos e células do epitélio.
O metabolismo dos componentes da "SABURRA LINGUAL", promove um odor ruim resultando no mau hálito que são gases derivados do enxofre.
Torna-se clara, a necessidade diária de limpeza da língua de forma confortável para a remoção diária da saburra lingual com os LIMPADORES DE LÍNGUA.
Aos fumantes redobrar os cuidados, assim como deve fazer com sua higiene oral
O dente que apresenta tratamento de canal é considerado um dente morto?
Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital em seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda a sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normais sem nenhum prejuízo.
O tratamento de canal enfraquece os dentes?
O que causa enfraquecimento dos dentes é a perda da estrutura dental causada geralmente pela cárie que, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de canal.
Por que algumas vezes é necessário realizar o retratamento do canal?
Quando o tratamento de canal anterior não foi bem executado por algum motivo (dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados etc., ou quando o dente não foi devidamente restaurado, pode ocorrer a recontaminação do canal pelas bactériaspresentes na saliva, levando a necessidade do retratamento.
O que é doença periodontal?
O periodonto é o conjunto de tecidos que sustentam o dente (gengiva, ossos e fibras que ligam a raiz do dente ao osso).
Os restos alimentares depositam-se no sulco da gengiva e são colonizados por bactérias preexistentes na boca, causando uma inflamação no local; esta inflamação causa destruição dos tecidos em volta do dente.
Com o avanço da doença, há um deslocamento da gengiva em contato com os dentes, originando as bolsas periodontais. Estas facilitam ainda mais o acúmulo de placa bacteriana, acarretando uma destruição dos tecidos de sustentação dos dentes. Se o tratamento não for instituído a doença progredirá até a perda do dente.
Qual o tratamento da doença periodontal?
Consiste em remoção periódica da placa bacteriana e do tártaro que causam a inflamação. A placa bacteriana uma vez aderida ao dente tem que ser removida somente com auxilio do dentista
É possível prevenir esta doença?
A melhor maneira de prevenção da doença periodontal e perda dos dentes são por meio de escovação, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista para avaliações periódicas.
Receba em seu email todas as novidades
da nossa clínica
Indique a
para um amigo!
Estética e Saúde Odontológica Integrada | Rua Dois de Julho, 267 - Ipiranga